Leia no Metro
O estresse é um vício que cria- mos nas nossas vidas.
Como outros, não é fácil su- perá-lo, e muitos acham que pre- cisam dele para sobreviver no mundo atual. Mas com a cons- ciência de sua existência, e o mal que nos faz, conseguimos, sim, nos livrarmos dele.
Se você acha que está viciado em estresse, o primeiro passo pa- ra se libertar é ter a consciência de sua condição.
Você se identifica com aque- las pessoas que não conseguem relaxar? Mesmo quando tiram al- guns dias de folga do trabalho não largam os smartphones e li- gam para o escritório várias ve- zes. É muito chato estar ao la- do dessas pessoas, não é? E pior ainda quando a gente se enxer- ga nelas. Se pensar bem, chega a ser pretensioso achar que o mun- do pararia se não fosse pela sua dedicação. Ou não respondesse durante as férias uma mensagem do chefe, mencionando fatos não tão importantes.
Se realmente quiser, você tem o poder de mudar.
Claro, é difícil ser feliz no mundo moderno. Muitas pessoas são viciadas na infelicidade, co- mo já falamos aqui. Reclamam de tudo, e sempre haverá aque- le “amigo” para ouvi-los e rela- tar como a vida dele é ainda pior. Nós criamos situações que nos fazem infelizes, e momentos in- felizes geram estresse. Vira um ciclo vicioso.
Solução: primeiro identifique o estresse na sua vida.
Quais são os gatilhos que criam estresse no seu dia a dia? Enumere três principais motivos do seu estresse, padrões de com- portamento que geram o estres- se em sua vida.
Agora, liste os passos que precisa tomar para eliminá-los, um a um. Não se julgue e pen- se em passos simples.
E, por último, se pergunte: qual seria sua reação da mes- ma situação se não tivesse se sentindo estressado no momen- to? Sempre dou risada de mim mesma quando passou o mo- mento de estresse e me faço es- ta pergunta. Na próxima vez que a mesma situação aparecer, ten- te lembrar e reagir dessa forma alternativa.
Assim que passar a enten- der e reconhecer o que causa o estresse, você passa também a saber quando correr dele, antes que ele lhe pegue.
Aos poucos você vai se liber- tando, e se sentindo mais leve, mais feliz por se livrar de situa- ções de estresse que trazem mo- mentos de angústia, frustração e infelicidade. Percebe a inversão do procedimento para alcançar a felicidade? Se pergunte o que lhe afasta dela, e pode ter certe- za: o que causa estresse é o fator principal.
E assim, como um diretor de cinema, simplesmente diga: “cor- ta!” para o estresse em sua vida.
Chris Delboni é jornalista, educadora e coach de vida e comunicação. Escreve neste espaço quinzenalmente , às terças, sobre a plenitude de uma vida realizada e feliz e os segredos do sucesso que você pode criar.
Categories: Seja Feliz
Leave a Reply