Seja Feliz! Por Chris Delboni. Orbi
A principal diferença entre emprego, profissão e vocação vem do que nos motiva e nos mantém em cada uma dessas categorias de trabalho.
Emprego: A motivação é o dinheiro. Se alguém oferece mais, vamos lá. Não existe muita lealdade, nem grande prazer. É mais uma obrigação, uma rotina que vivemos para ganhar dinheiro e sobreviver.
Profissão: O que nos motiva é a promoção, o sentido de desenvolvimento profissional. O dinheiro vem junto, muitas vezes, mas a motivação e satisfação vêm do reconhecimento.
Vocação: O que nos move aqui não é nem o dinheiro nem a promoção, mas a sensação exata de que estamos no lugar certo, no momento certo de nossa vida. Enquanto estamos fazendo a diferença, nada nos tira daqui, nem dinheiro, nem promoção alguma.
A vocação é justamente o “calling”, como dizem em inglês, o sentido de missão, que quando descobrimos e nos permitimos vive-lo, nos sentimos realizados, felizes!
E pode acreditar, dinheiro e promoção seguem a vocação.
Mas quantos de nós nos damos o direito de seguir nosso “calling”, nossa missão de vida, a que viemos no mundo? Nosso “IKIGAI”.
O Ikigai é um conceito japonês, que ouvi pela primeira vez de uma amiga querida, coach executiva, que estava se mudando para Miami. O Ikigai é nosso ponto de equilíbrio diário, nossa razão de viver, o motivo que nos faz levantar todo dia. É a junção de nossa paixão, missão, profissão e vocação, e a chave de nosso propósito de vida e realização profissional. O encontro de nosso propósito, e a realização dele, é o que nos traz plenitude e felicidade. Nos alinhamos com nossa missão de vida.
Quando encontramos nosso Ikigai, não precisamos mais do reconhecimento externo, que é uma busca sem fim. Descobrimos o autorreconhecimento, que vem da paixão pelo que fazemos. Nossa vida e quem somos passa a importar de verdade, e esse significado maior de nossa existência é o combustível que precisamos para a felicidade plena, que vem da satisfação do encontro com nossa verdadeira vocação, o “calling”, a que viemos a esta vida.
Todos temos uma enorme necessidade de sermos necessários, importantes, mas se seguimos fidedignos ao nosso Ikigai, temos maiores chances de encontrar o nosso “calling”, nossa verdadeira missão e vocação na forma de profissão e sucesso. E como resultado, encontramos a paz interior e a felicidade, independente de todos os problemas e obstáculos que possam surgir no percurso.
#trabalho #sucesso #felicidade #sejafeliz
Categories: Seja Feliz
Leave a Reply