Seja Feliz! Orbi, por Chris Delboni
Outro dia falamos aqui de falsas expectativas, muitas vezes levadas pela cobrança exagerada de atitudes “imperfeitas”, a nosso ver, de quem nos rodeia. Como é difícil aceitarmos a realidade da nossa condição humana da imperfeição!
Mas a conscientização de nossas imperfeições significa que nos permitimos existir em constante estado de aprendizado e transformação. Correr atras da perfeição, de ser perfeito, é como correr em círculo, sem chegar em lugar algum. É uma busca que só gera infelicidade e leva a frustração constante.
Triste quem passa o tempo, a vida, buscando o inalcançável, o inatingível.
Tenho um aluno, por exemplo, que vive procurando aprovação dos colegas, professores e amigos. Não é a perfeição que almeja, mas a imagem de perfeição que parece precisar transmitir. E isso gera constante frustração para ele, e resulta numa vida infeliz. Ele é ótimo como é e pelo que faz, mas está sempre se cobrando ser e fazer mais.
Ambição pode ser saudável, se equilibrada. É muito importante querer melhorar sempre. Mas a falta de autoaceitação das limitações, mesmo que momentâneas, é uma auto expectativa destrutiva. E vem provavelmente das expectativas familiares exageradas, nunca satisfeitas, e que nunca serão por serem baseadas em falsas expectativas, que jamais serão correspondidas.
Para encontrarmos a paz interior, e o sentimento de felicidade interna, temos que desenvolver, em primeiro lugar, a expectativa real de quem somos, e não da figura que outros esperam de nós.
A busca da perfeição é um caminho sem fim, e o maior inimigo da realização. Como diz o dito, “melhor feito do que perfeito”.
O que é ideal?
Para mim, o que é feito. É se olhar no espelho e sentir orgulho do que faz e de quem é.
Qual a sua expectativa de si mesmo? Já se perguntou? E não digo de forma superficial, mas profunda, olhando para seu interior.
A busca do nosso “eu” traz na descoberta um sentimento de aceitação das nossas imperfeições, e essa conscientização é o que nos faz melhorarmos, e corrermos atrás da nossa transformação intima. Isso sim traz um sentimento de paz, tranquilidade e amor-próprio.
Busquemos quem somos para encontrarmos nossa perfeição dentro de nossas tão complexas imperfeições.
Ao aceitarmos nossas imperfeições e buscarmos somente melhorarmos dia a dia, nos libertamos da ilusão da perfeição e nossa autoimagem passa a refletir nosso verdadeiro “eu”.
Isso, sim, é a maior perfeição de todas!
#sejafeliz #felicidade #sucesso
Categories: Seja Feliz
Leave a Reply