Seja Feliz! Orbi
Tenho visto muita gente esperando demais dos outros, seja do amigo, colega, funcionário, empregador, filho, esposa/esposo. Aí tem outras pessoas que esperam de menos, por medo de se decepcionarem, ou por já terem se deixado decepcionar tanto, e falam com propriedade, “não gosto de gente; não confio em ninguém”.
E mais: “Gosto muito mais de estar com meu cachorro do que com gente. Só nele posso confiar de verdade. Ele não vai me trair nunca”. Amo meus cachorros, meu cavalo. E sem dúvida, eles me dão amor, carinho, amizade, até compreensão. Raramente nos contrariam.
Mas fato é, nos dão o que podem e não cobramos mais do que isso. Expectativa errada é a maior fonte de frustrações na vida.
Já tentou esperar o que um pode dar?
Imagine olhar para seu marido como você olha para seu gato ou cachorro? Com amor, sem cobrança ou julgamento, mas aceitação.
É o recíproco que recebemos de nossos pets, que nos cobram muito pouco: uma saidinha ou duas por dia, comida e água, e nos perdoam prontamente quando estamos ocupados e não temos tempo de passear com eles. Nos aceitamos, nos amamos.
Por que então cobramos tanto dos nossos companheiros, amigos, colegas, mães, pais, filhos?
O ideal não existe. Existe quem somos no momento, e como vamos construindo a cada momento quem somos.
O conceito de “Metas SMART” se aplica muito bem aqui. São cinco critérios de metas que devemos ponderar quando as criamos. As iniciais vêm do inglês, adaptadas aqui, implicam em objetivos: “S” (Específicos), M (Mensuráveis), A (Atingíveis), R (Relevantes) e T (Temporais). O conceito mostra que se conseguimos desenvolver objetivos com esses critérios, temos mais chance de realizá-los. Mas ainda mais importante quando devolvemos metas é a noção exata do que queremos, imaginamos, versus do que podemos, de fato, realizar, e temos condições naquele momento de fazê-lo. Voltamos aqui para expectativas.
Ao criarmos expectativas reais de nós mesmos e àqueles que nos cercam, passamos a valorizar a meta atingível, em outras palavras, utilizamos mais a aceitação ao invés da cobrança inatingível, que gera frustrações e infelicidade.
Não precisa baixar as expectativas e conviver somente com o amor incondicional do seu pet para ser feliz. Basta aprender a enxergar e aceitar o próximo, e a si mesmo, e não cobrar o que não temos ainda para dar.
Isso quer dizer também aprender a amar incondicionalmente.
Categories: Seja Feliz
Leave a Reply