SORRIA!

Coluna Seja Feliz! No Metro Jornal.

A taxa mundial de infelicidade, que se baseia na combinação de cinco fatores – stress, tristeza, raiva, preocupação e dor física – bateu recorde de alta, de acordo com a última pesquisa Gallup Global Emotions 2022. Das 127 mil pessoas entrevistadas, 33% responderam que apresentaram um ou mais desses senti- mentos no dia anterior a entre- vista, em comparação a 24% em 2006, o primeiro ano do índice.

Ser feliz não é uma decisão fácil. Mas pode ser uma escolha consciente.

Começa pelo sorriso, que traz a energia da positividade.

“Você sorriu ou riu muito on- tem?” é uma das perguntas do índice sobre a experiência positiva do indivíduo. Interessante que 72% responderam “sim”.

O sorriso tem um poder mágico que contagia e transforma o nosso íntimo e todos ao nos- so redor.

Por que então não usamos com mais frequência nossa ar- ma mais poderosa?

Um dos fatores é o stress, que inibe o sorriso e prevalece no índice de infelicidade. Entre os participantes da pesquisa, 41% se sentiam estressados no dia anterior a entrevista, 42% estavam preocupados, 28% tristes, e 23% com raiva.

Imagine o que aconteceria se transformasse o stress em despreocupação e a tristeza em alegria?

O resultado seria o sorriso.

Tente fazer uma experiencia: toda vez que ficar chateado com alguém ou algo, sorria, conscientemente. Toda vez que

ficar com raiva, ao invés de berrar, sorria. Toda vez que fechar a cara de preocupação, ao invés de enrugar a testa, sorria.

Outro dia, estávamos num clube de campo, um dos locais mais desestressantes que conheço, quando fomos aborda- dos por uma sócia, mais estressada impossível. Ela exigia que mudássemos a hora de uma au- la que tínhamos marcado por ser mais conveniente para ela. Não pediu. Exigiu. Sorri e disse que não poderíamos devido a outros compromissos. Ela saiu de cara feia, com muita raiva. Ficamos surpresos, e rimos da situação absurda.

Mas, ao refletir, me perguntei se nós não teríamos ti- do mais boa vontade numa possível mudança de horário, caso ela tivesse se aproximado com um sorriso, e não com uma exigência inoportuna.

O fato dela não ter conseguido o que quis a deixou ainda mais estressada, preocupa- da, triste e com raiva. Ou seja, mais infeliz do que já estava. E como ela, cerca de um terço da população mundial, segundo o estudo da Gallup, se coloca em situações de infelicidade.

O que você precisa para es- tar entre os 72% que sorriem e riem?

Quando buscamos a felicidade no cotidiano, o sorriso passa a fazer parte integral de nossas vidas, e conquistas e vitórias, por menores que sejam.

Experimente usar mais es- ta arma tão poderosa que o ser humano possui e observe os resultados.

Chris Delboni é jornalista, educadora e coach de vida e comunicação. Escreve neste espaço quinzenalmente , às terças, sobre a plenitude de uma vida realizada e feliz e os segredos do sucesso que você pode criar. 

#felicidade #energia #energia #sejafeliz



Categories: Uncategorized

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: