FALTA OPORTUNIDADE SIM!

Coluna Seja Feliz! Por Chris Delboni.

Há alguns anos tenho notado cada vez mais as pessoas recusarem alguns convites com a frase, “infelizmente não vou poder, mas não vai faltar oportunidade”. Fato é que falta sim. E a pandemia deixou isso bem claro. 

A única certeza que temos quando nascemos é que vamos morrer, e cada dia que vivemos estamos um dia mais próximo do fim. Mas a morte, mesmo quando esperada, tem um efeito devastador nas nossas emoções. E quando inesperada, ainda maior.

A falta de oportunidade para ver uma pessoa amada mais uma vez, de dizer eu te amo mais uma vez, de abraçar mais uma vez, de rir junto mais uma vez traz um sentimento enorme de impotência, de tristeza, de saudade. Mas já parou para pensar o que tinha para fazer de tão importante que deixou de usar da oportunidade de ver a pessoa amada mais uma vez, de abraçá-la, de dizer o quanto a ama? Só mais uma vez!

Em inglês tem uma frase muito relevante aqui: “Take for granted”. Não existe um significado exato no português. Mas seria algo como “tomar por certo”, não valorizar o que tem, em qualquer sentido.

A tendência do ser humano é valorizar o novo, e desvalorizar o que e quem tem por perto. Quantas vezes vejo pessoas desmarcarem compromissos com amigos antigos para satisfazer novas amizades. Perdem oportunidades de desfrutar, de estar perto do que é confortável por já ser conquistado. Não que não devêssemos buscar novas conquistas em todos os âmbitos, mas não podemos, não deveríamos “take for granted”, dar por certo, o que aparentemente já é ganho, é certo. 

Deveríamos sim valorizar cada instante com quem está ao nosso lado, lembrar de ser gentil como faria com um estranho visitando sua casa pela primeira vez. Por que o estranho merece um tratamento de maior deferência do que seu parceiro, parceira, irmão, irmã, mãe e pai, por exemplo? Não deveria ser o contrário?

A Covid-19 me fez enxergar as oportunidades desse dia a dia com ainda maior vigor, de forma consciente. E mesmo assim, ainda me surpreendo com os acontecimentos, e falta de oportunidade que a vida apresenta. 

Há um ano, nós apadrinhamos na Flórida uma égua resgatada, muito fragilizada na época que chegou ao estábulo. Ela foi melhorando, ficando mais saudável com todos os cuidados, amor, e há alguns meses, a adotamos. Muitos amigos sempre diziam, “quero conhecer a Grace”, “semana que vem vou com vocês para montar na Grace”. E o tempo foi passando, nunca tinham tempo. O calor estava imenso nos EUA, e enquanto estava no Brasil, recebemos um telefonema. A Grace sofreu um ataque cardíaco e morreu. Esses amigos sentiram muito pela nossa perda, mas mais ainda, por ter-lhes faltado a oportunidade de desfrutar de uma linda cavalgada numa linda égua. A oportunidade passou.

Imagine como nos sentimos quando perdemos um ente queri- do? Um pai? Uma mãe? Um parceiro e parceira? Será que você não está “taking for granted” sua vida? 

Valorize cada instante, e não deixe passar a oportunidade com pequenos atos. A vida não é curta, como costuma-se dizer, mas tem prazo de validade.

Aproveite! Viva! Valorize o momento! Não espere faltar a oportunidade para enxerga-la.

Chris Delboni é jornalista, educadora e coach de vida e comunicação. Escreve neste espaço quinzenalmente , às terças, sobre a plenitude de uma vida realizada e feliz e os segredos do sucesso que você pode criar.



Categories: Seja Feliz

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: