NÃO PARO DE PENSAR…. O QUE EU FAÇO?

Seja Feliz! no Metro Jornal

Meu pai costumava brincar que estou sempre “elucubrando”: pensando, criando, inventando o tempo todo.

E hoje, anos depois, vejo que ele estava certo.

O maior desafio que enfren- tamos atualmente, num mundo de muitas preocupações cons- tantes e cada vez maiores, é con- seguirmos parar de pensar por alguns instantes.

O cérebro pode não ser um músculo, mas de muitas formas opera como tal, e precisamos deixá-lo descansar, como faze- mos com os músculos do cor- po depois de um longo exercí- cio físico. Se não conseguimos desligar por alguns momen- tos, ao invés de ganharmos for- ça, perdemos o estímulo. Nos enfraquecemos.

Qual atividade você pode fa- zer para limpar a mente por al- guns minutos?

O mundo paralisou com a pandemia, que não foi e não tem sido fácil para ninguém. Com a covid-19, aumentou nos- sa preocupação com a saúde, dinheiro, trabalho, violência, o futuro das crianças no mundo, nossos filhos.

Mas é fato que nos forçou a parar. E muitos daqueles que realmente se permitiram parar e refletir sobre a vida, iniciaram ou desenvolveram justamente atividades que desaceleram, descansam o cérebro.

Algumas pessoas começa- ram ou voltaram a pintar. Ou- tros a cantar. Dançar. Cozinhar.

Para mim, foi montar a ca- valo. Nos primeiros meses da

pandemia, senti muita vontade de me reconectar com o cavalo, um animal grandioso e magnâ- nimo. Um relacionamento im- portante, uma memória da mi- nha infância que havia sido esquecida e deixada de lado pela vida que toma conta do nosso dia a dia. Mas ao pegar a rédea do cavalo para me des- conectar, acabei também pe- gando a rédea da minha vida com mais leveza e segurança. Em cima desse animal, nada im- porta. Tudo importa. A mente desliga. A alma se conecta. E o mundo no fim da cavalgada pa- rece mais vivo, mais fácil de vi- vê-lo. Às vezes compartilho este meu momento com familiares, amigos. Mas é o meu momento.

Ao zerar as preocupações na mente, mesmo que por so- mente um momento, ganha- mos força para agir e resolver os problemas, ao invés de pas- sarmos o tempo “pensando” nas soluções.

O que você pode fazer pa- ra parar de pensar por alguns minutos no dia, na semana, no mês? Não importa o tem- po e sim a qualidade da ativi- dade que não estimula o cére- bro, mas sim a alma e o coração.

Se o repouso muscular após o exercício físico é considerado indispensável e recomendado por até 48 horas, por que não respeitamos a mesma regra para a mente? Que sejam 48 minutos.

Você vai ver como será muito mais produtivo e feliz ao se per- mitir parar de pensar só por al- guns instantes.

Que atividade escolheu?

Chris Delboni é jornalista, educadora e coach de vida e comunicação. Escreve neste espaço quinzenalmente , às terças, sobre a plenitude de uma vida realizada e feliz e os segredos do sucesso que você pode criar.

Por Chris Delboni



Categories: Seja Feliz

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: