Nova coluna Seja Feliz! no @Metro Jornal
Existe uma diferença básica entre os introvertidos e extrovertidos em termos energéticos. O introvertido se re-energiza sozinho; o extrovertido, com gente.
Ou seja, para o introvertido, a multidão sufoca. Quando se vê muito tempo com muita gente por perto, ele precisa de uns mo- mentos sozinho para re-energizar e voltar para festa. Não que ele não goste de gente, mas pre- cisa do “seu” tempo.
Já o extrovertido se energiza quando está com gente ao seu lado. Quando se vê sozinho, sua energia baixa e só consegue resgatá-la quando volta a festa — figurativamente falando, porque “festa” pode ser simplesmente um amigo que passou para bater um papo. O que para o introvertido, se esse amigo demorar para ir embora, sua energia começa a baixar, até se encontrar sozinho de novo.
Escuto muito, principalmente do introvertido, falar que gos- ta de estar só. Mas estar sozinho ou com gente não tem nada a ver com solidão, ou se sentir solitário. O sentimento de solidão, sozinho ou na multidão, vai nos destruindo aos poucos. De fato, diz um es- tudo da Harvard University, um dos mais longos na história, que soli- dão tem um efeito negativo tão poderoso quanto o alcoolismo.
“A vida plena é construída de bons relacionamentos”, segundo a pesquisa, que começou original- mente em 1938 na Universidade de Harvard. “Relacionamentos próximos, mais do que dinheiro ou fa- ma, são o que mantêm as pessoas felizes durante toda a vida”, diz o
psiquiatra Robert Waldinger, dire- tor da pesquisa “Harvard Study of Adult Development”, que durou 75 anos, teve mais de 700 participantes e está na segunda geração.
Publicado em 2015, a conclusão do estudo original é de extrema relevância atualmente diante da solidão que enfrentamos nos últimos dois anos de pandemia da Covid-19: “As pessoas mais conectadas socialmente são as mais saudáveis, felizes e as que vivem mais”. O que importa de fato, conclui, é a “qualidade dos relacionamentos”.
A grande questão é, como man- ter bons relacionamentos e evitar a solidão, independente de você ser um introvertido ou extrovertido?
Se bons relacionamentos, segundo o estudo da Harvard, nos conservam felizes e saudáveis, o que você está fazendo para preservar, regar e cultivar esses relacionamentos?
Durante a pandemia, essa questão foi primordial. Levou a muitas separações, divórcios, mas também criou um vínculo mais forte entre àqueles que se redescobriram.
Se você se sente solitário num jantar em família, comece a se perguntar como poderia criar uma maior conexão com àqueles que ama. Qual o primeiro passo que poderia tomar para demonstrar seu amor e valorizar quem está a seu lado?
Escutei esses dias uma regra muito interessante, do 5 a 1. No- meie 5 qualidades que te faz fi- car em qualquer relacionamento. Se houver só uma queixa, valo- rize que vale a pena envelhecer junto, ou permanecer na relação.

Categories: Seja Feliz
Leave a Reply