Você é um oportunista ou aproveita as oportunidades? 

Seja Feliz! Por Chris Delboni

July 31, 2023

Existe uma diferença muito grande entre àqueles que não deixam passar boas oportunidades, o que leva ao sucesso e conquistas, e àqueles que são oportunistas, o que leva ao fracasso e a infelicidade.

Vamos entender as definições formais dos dicionários: 

Oportunidade: “circunstância oportuna, favorável para a realização de algo”.

Oportunista: “que ou quem se aproveita dos outros ou que tira, sempre que possível, vantagens pessoais de situações”.

Oportunismo: “habilidade em tirar partido de circunstâncias ou fatos para a obtenção de algo; tendência, prática ou política, de tirar proveito de ou acomodar-se a oportunidades, circunstâncias ou fatos, freq. em transigência ou em detrimento dos princípios ou de normas”.

Portanto, uma coisa é saber aproveitar e não deixar passar uma boa oportunidade; outra é ser um oportunista.

O oportunista só enxerga as vantagens numa aparente oportunidade.  Fica tão fixado em tirar vantagem que sua própria visão da oportunidade real fica ofuscada, a ponto de perder o bom senso, e acaba seguindo o caminho errado.

Já, por outro lado, se o oportunismo não faz parte de sua essência, maior a tendência da clareza de ideias e movimento para compreender uma oportunidade que chega e seguir a jornada do sucesso, bem-estar e felicidade que acompanha uma decisão alinhada às suas verdadeiras metas.

É um equilíbrio.  O oportunista e o inseguro, muitas vezes, não tem a capacidade de reconhecer a oportunidade legítima que se apresenta a cada momento da vida.  

A maior oportunidade de todas vem do fato de estarmos vivos, portanto, com condições de mudar, de buscar mudanças que nos favorecem, no caso, justamente, oportunidades de crescimento em todas as áreas: pessoal, familiar e profissional.  

Mas para isso, precisamos primeiro estar bem conosco para termos a sabedoria do discernimento.

Outro dia, uma pessoa próxima recebeu uma oportunidade única de viagem para um evento muito especial.  No início, se empolgou.  Mas logo começou a questionar se deveria mesmo ir, que seria caro, muito corrido, e quase desistiu.  Colocou tantos empecilhos que a alegria e satisfação foram desaparecendo, e o bônus da oportunidade foi se transformando em ônus.

Temos que ter muito cuidado justamente para aprender a valorizar e reconhecer as boas oportunidades, sem nos cegarmos pelo medo ou oportunismo.

Como diz o ditado, cavalo selado não passa duas vezes.  Monte e agarre as oportunidades com todos os seus desafios.  Se uma oportunidade surge, é porque você merece.



Categories: Seja Feliz

Tags: , ,

Leave a comment