2023: Ano das superações

Ao reconhecermos uma limitação real, conseguimos desenvolver uma estratégia para superá-la

Seja Feliz! Orbi News​

Todos nós temos limitações, mas algumas são reais e outras imaginárias, autoimpostas.

Comecemos 2023 com uma lista de todas elas.

Primeiro, vamos reconhecê-las. Segundo compreendê-las. E depois, superá-las.

As limitações “imaginarias” são obstáculos que criamos, normalmente por medo.

Por exemplo, conheço uma pessoa que só de ouvir a palavra “teste” já desiste. A barreira em si, o medo, não é imaginário. É real. Ela reage fisicamente à expectativa de prestar um exame, seja ele qual for. Treme. Chora. E não faz. O temor pode até vir de uma limitação real, de uma deficiência de aprendizado. Mas, quando reforçada pela limitação imaginaria do sentimento de incapacidade, paralisa, não permitindo movimento, crescimento.

Sem a limitação autoimposta, e com esforço, apoio, compreensão e dedicação, podemos superar os obstáculos, as barreiras, e progredirmos.

Ao reconhecermos uma limitação real, conseguimos desenvolver uma estratégia para superá-la. Eu tenho uma memória fotográfica invejável. Sei onde está cada peça de um armário, por exemplo, ao abri-lo. Mas não consigo memorizar um texto, mesmo que bem curto. Como repórter de televisão, isso é uma séria limitação, e real. Não é um medo, mas uma limitação que, para superá-la, precisei usar de truques práticos. Aprendi com um colega jornalista com a mesma dificuldade a gravar o texto que falaria em frente a câmera num gravadorzinho, e colocar para tocar, escondido. Com um fone de ouvido, eu me escutava e repetia. Ninguém percebia.

Isso não é uma fraqueza. Fraqueza seria não reconhecer que tenho dificuldade em memorizar texto, e desistir de um trabalho essencial a minha carreira, ao invés de superá-la com criatividade.

Vejo muitos jovens, alunos universitários, que no primeiro desafio desistem. Se enganam, dizendo que não gostam daquele trabalho, seja ele qual for, por medo do fracasso ou de decepcionarem àqueles dos quais buscam aprovação. Muitas vezes, optam por um caminho aparentemente mais fácil, do talento natural, ou uma profissão considerada ideal, de resultado mais rápido. Mas nem sempre nosso talento está alinhado ao nosso propósito de vida. Se nasceu para ser músico, provavelmente seria um médico frustrado e infeliz, até medíocre, quando poderia ser um músico brilhante e famoso, se se permitisse o caminho, às vezes, mais árduo. A insegurança de um difícil aprendizado, que vem com desafios, se torna uma limitação autoimposta e pode impedir a felicidade real.

O segredo do sucesso começa justamente com o reconhecimento das limitações.

Outro dia observei uma outra situação curiosa com uma pessoa próxima de nossa família, que demonstrou uma dificuldade real cognitiva. Percebi que ele não estava conseguindo trocar as pilhas de um alarme. Tinha que encaixá-las no suporte para que coubessem no espaço. Ele não possuía essa percepção espacial, e achava que o tamanho da pilha estava errado. Nada de errado com sua falta de percepção. Só é uma limitação. O erro é ter medo, e muitas vezes vergonha e orgulho, de reconhecê-la, criando assim o sentimento de incapacidade para superá-la com algum “truque” mental que ajudaria a trabalhar esta barreira e aumentar seu nível de produção e sucesso, e até sua capacidade cognitiva. Mas o medo acaba criando uma perigosa limitação imaginaria, como o sentimento “não sou capaz”, que reforça a limitação real, não se dando a chance para a superação.

Qualquer barreira incomoda. Mas é o desafio que nos faz crescer. O fracasso está em não enfrentarmos, em não enxergarmos com clareza os obstáculos para que possamos nos desviar deles.

Ao aprendermos a reconhecer nossas limitações, e defini-las nas categorias de reais ou imaginárias, conseguimos buscar soluções ideais, criativas e conscientes para uma vida plena, de realização e felicidade.

2023 pode ser o ano da superação! Não deixe suas limitações limitá-lo!

Feliz Ano Novo!



Categories: Seja Feliz

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: