Seja Feliz! Orbi
A gratidão pura vem do fato de estarmos vivos, com a oportunidade de corrigirmos todo e qualquer erro, nos perdoarmos e perdoarmos aos outros.
Na quinta-feira (24), os Estados Unidos comemoram o Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, feriado mais importante do país. Sem a menor conotação de uma única religião, o
Thanksgiving é um momento de expressar e propagar gratidão à família, aos amigos, a vida, até aos desconhecidos, levando comida aos abrigos e mendigos.
Celebramos aqui neste dia, com gratidão, o fato de termos comida na mesa e um teto para morar.
Mas o verdadeiro sentimento de gratidão traz nele o perdão, a tudo e todos. E perdão vem com aceitação e resignação.
A gratidão pura vem do fato de estarmos vivos, com a oportunidade de corrigirmos todo e qualquer erro, nos perdoarmos e perdoarmos aos que possam ter errado conosco.
Gratidão e perdão são a base da felicidade.
E felicidade genuína não se compra. Se sente.
Esse é o sentimento verdadeiro do legitimo “Dia de Ação de Graças” americano, que não se da presente, mas um abraço. Um sorriso. Às vezes até um choro de emoção de estar ao lado de pessoas tão essenciais à sua existência.
Curioso, porém, que também tipicamente americano, o Thanksgiving pode ser o único momento no ano em que a família mais próxima se reúne. Filhos. Pais. Avós. É a época de maior movimento nos aeroportos, rodoviárias e estradas. O país todo vai ao encontro de seus entes amados. Uma vez por ano.
Nos Estados Unidos, é comum os filhos saírem da casa dos pais com 17 ou 18 anos para cursarem uma faculdade bem longe de sua cidade natal. Se acostumam a visitar a família justamente no Thanksgiving. Se formam, começam uma carreira, um namoro. Casam-se, ou não. Mas seguem a vida, independente dos pais, que seguem as suas próprias vidas, com um sentimento de missão cumprida por terem conseguido criar o filho até a faculdade.
Nem certo, nem errado, mas bem diferente da cultura familiar brasileira, principalmente nas cidades grandes. O paulistano, por exemplo, raramente considera cursar uma faculdade fora de São Paulo, e muito menos, sair do conforto, do cuidado, do amor que recebe da casa da mãe, sem necessidade.
Talvez por isso, não precisamos comemorar o Thanksgiving anualmente, porque ainda conseguimos vivê-lo diariamente no Brasil.
A questão é se lembramos de dar graças pelo que temos, as mínimas coisas, começando pela saúde e o convívio familiar harmonioso.
A questão é se conseguimos perdoar as mínimas falhas de quem amamos.
A questão é como diz o livro de Nizan Guanaes e Arthur Guerra, “Você aguenta ser feliz?”
A formula é simples: Gratidão + perdão = felicidade.
Feliz Thanksgiving! Hoje e todos os dias!
#felicidade #oportunidade #carreira #gratidão #sejafeliz
Categories: Seja Feliz
Leave a Reply