Brasileiro é escolhido melhor professor de escolas públicas do estado da Flórida

Por Chris Delboni | Coluna Direto de Miami (http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami)
Fotos de Carla Guarilha

Alexandre Lopes na sala de aula

Alexandre Lopes na sala de aula

O brasileiro Alexandre Lopes, de Petrópolis, foi escolhido ontem a noite “Melhor Professor do Ano” da Flórida, tendo concorrido com 180 mil professores do estado e cinco finalistas.

“Não tenho palavras para descrever o que sinto”, diz ele.  “O momento foi mágico”.

E mágico foi justamente como Alberto Carvalho, superintendente em educação no condado de Miami-Dade, descreveu o brasileiro da escola Carol City Elementary, em Miami, onde o professor criou um programa de inclusão para crianças com e sem autismo.

“O tema dessa competição foi mágico, e Alex decididamente está um passo à frente”, disse Carvalho.  “Ele faz mágica na sua sala de aula diariamente, compartilhando seu talento maravilhoso com crianças que tem alguma deficiência e se beneficiam dessa mágica que ele traz”.

Alexandre, que usa muito a música como instrumento de educação e comunicação na sala de aula, muito emocionado, cantou quando recebeu o prêmio, na cerimônia de gala no Hard Rock Live nos estúdios da Universal em Orlando, um evento promovido pela loja de departamento Macy’s e pelo Departamento de Educação da Flórida.

Ele agradeceu a todos, principalmente seus alunos, “os pequenos sonhadores que tornaram realidade o sonho desse brasileiro”, e disse, em português, “muito, muito obrigado”.

Alexandre Lopes com uma de suas turmas

Alexandre Lopes com uma de suas turmas

Entre os prêmios, Lopes recebeu US$10 mil e uma viagem com três acompanhantes para a famosa parada de Thanksgiving, Ação de Graças, em Nova York em novembro.

Mas a maior emoção para o professor foi ter presente Enir Lopes, seu pai, que veio do Brasil para este momento tão importante na vida do filho.

“Mal posso acreditar no que está acontecendo”, diz o mais novo “Embaixador para Educação” para toda a Flórida por um ano.

Em maio, Lopes foi surpreendido na escola, quando tocou o alarme de incêndio e ao sair, se deparou com um barulhento carro de bombeiros e uma enorme faixa o parabenizando como um dos cinco finalistas da competição estadual, após ter sido escolhido o melhor professor do condado de Miami-Dade no inicio do ano.

Agora que venceu mais uma etapa na competição, Lopes concorre pelo prêmio nacional, com professores do país inteiro.  O brasileiro pode se tornar o “melhor professor dos Estados Unidos”.  Mas a decisão nacional, só no ano que vem.

Clique aqui para ler a entrevista original de Direto de Miami, quando o professor venceu a primeira etapa como Melhor Professor do condado, e assistir a um pequeno vídeo de seu programa especial que integra crianças com e sem autismo.

Primeiro troféu, do condado. Cortesia Alexandre Lopes

Primeiro troféu, do condado. Cortesia Alexandre Lopes

Notas relacionadas:

Brasileiro vence mais uma etapa para o prêmio de melhor professor de escolas públicas dos Estados Unidos.

Brasileiro é escolhido melhor professor do ano de todo condado de Miami-Dade

* Texto originalmente publicado pelo portal de notícias iG.com.br na coluna Direto de Miami

Advertisements


Categories: Direto de Miami

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: