Disciplina = consistência + flexibilidade

Seja Feliz! Orbi News

Vejo muita gente tratar disciplina como obediência cega. No sentido militar, faz sentido porque sem disciplina, colocamos todos em risco no caso de uma guerra. A disciplina do soldado implica na sua proteção, e proteção de um país e sua população. Nesse caso, a falta de disciplina pode levar ao caos e muitas perdas de vidas.

Já numa família, por exemplo, disciplina pode representar uma ordem de conduta, mais ou menos leve, dependendo do radicalismo imposto pelos “donos da casa”, principalmente quando não se tem ajuda paga para as tarefas domésticas, como é prática nos Estados Unidos. Todos colaboram na cozinha, na limpeza da casa, na arrumação das camas, etc. Pode ou não haver disciplina na colaboração.

Disciplina, muitas vezes se confunde com regra, mas não deveria. Regras se baseiam em conceitos de inflexibilidade.

Mas quanto maior a compreensão da importância da colaboração, maior é, de fato, a disciplina num lar e numa empresa. Não obediência cega, baseada no medo, no terror imposto por superiores, mas a disciplina desejada e necessária para o sucesso coletivo.

Esse é o segredo da boa liderança, que cria um ambiente de colaboração.

Costumo brincar que regras existem para serem questionadas, e até quebradas, se não fazem sentido.

A verdadeira disciplina é feita de consistência nas atitudes, mas também, mais importante, da flexibilidade para compreender as regras que não mais fazem sentido.

Tradições, geralmente, são baseadas em regras, e se adotadas, seguem um conceito de disciplina, mas com as mudanças dos tempos, se não nos permitirmos a flexibilidade intelectual, se não questionarmos, e simplesmente seguirmos cegamente uma tradição, corremos o risco de nos encontrarmos no beco da infelicidade.

A obediência cega é como a fé cega. Ela é destruída no primeiro desafio.

Portanto, o primeiro passo para obediência genuína vem da compreensão da disciplina. Ao questionar e entender o porquê das coisas, a disciplina se torna uma atitude natural. Existe uma ordem racional que traz a certeza das atitudes, decisões, posições que tomamos. Mas se aceitamos cegamente uma ordem, perdemos a capacidade do raciocínio, o que leva a revolta e a desordem.

Sou muito disciplinada, organizada, consistente nas minhas atitudes. Mas nem tão obediente, a não ser que faça sentido. Sempre questiono tudo, desde pequena, e minha obediência depende da minha compreensão do tema em questão. Precisa fazer sentido, e esse sentido muda de acordo com uma serie de fatores do momento e nosso amadurecimento, desde que tenhamos a sensibilidade e flexibilidade necessária de compreendê-lo. Se não, nos tornamos robôs.

E robôs não tem sentimentos, portanto não conhecem a infelicidade, mas também são incapazes de encontrar a felicidade, de enxergá-la no caminho que seguem cegamente.

Disciplina é importantíssimo para o sucesso em todas as áreas, mas não a disciplina cega.

O que falta na sua vida para uma vida disciplinada de verdade?

Comece pela flexibilidade da busca genuína da disciplina que realmente faz sentido na sua vida.



Categories: Seja Feliz

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: