A única constância da vida é que tudo muda constantemente na vida. Por que então é tão difícil confrontarmos mudanças?
Tenho um aluno, muito tradicional, que resiste a toda e qualquer mudança à sua frente, mesmo que positiva. Ele não consegue enfrentá-la. Sofre. Foge. Até chora. O desespero é profundo.
Sugeri que tivesse uma conversa consigo, uma profunda reflexão no espelho para que tentasse entender a ameaça que mudanças representam para ele.
E não está sozinho.
Tenho amigas infelizes no casamento de mais de 30 anos que não concebem uma separação por não conseguirem enxergar uma visão de vida sem o marido e as mudanças que essa nova realidade exigiria. Seriam mais felizes? Difícil prever.
Mas com certeza, se não estão felizes, estariam se dando a chance de sair em busca da felicidade, se o pavor da Rua das Mudanças não cegasse o caminho.
E o mesmo acontece no mundo corporativo. As empresas são vendidas, compradas, novos CEOs contratados. E o que você faz quando seus valores não se alinham à nova direção e orientação?
Só de pensar em sair, mudar, se arriscar, se transformar, se renovar, e no fim, melhorar, dá um frio na barriga? Sente um cansaço imenso só de cogitar uma mudança? Um pavor do incerto?
Aqui também você não está sozinho. A maioria opta por se estagnar e permanecer na zona do conforto.
Mais seguro? Talvez! Mas não seria covardia, até um auto egoísmo, não se permitir abrir a porta da infelicidade e arriscar ser feliz através de mudanças impostas, ou não? De uma forma ou de outra, se elas estão batendo a sua porta, já pensou em transformá-las em oportunidades ao invés de enxergá-las como uma ameaça?
Todos esses exemplos têm em comum um padrão de comportamento: a aversão de mudanças, que de fato, é a única constância que temos na vida.
Tudo muda, constantemente. Mudamos de casa, de cidade, de pais, de emprego, de relacionamentos.
O segredo do encontro com a sua essência e plenitude está justamente nas oportunidades que cada mudança apresenta. A chave de sua libertação, que o mantém estagnado, e aceitação de novas condições está na sua mente.
Viva as mudanças que a vida impõe com mais leveza e comece a criar outras, tão necessárias ao seu grande encontro com a felicidade!

Categories: Seja Feliz
Leave a Reply