Direto de Miami Exclusivo: Professor do ano deixa aqui mensagem de inclusão, tolerância e otimismo

Por Chris Delboni | Coluna Direto de Miami @ http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami
Editora: Liliana Pinelli
Fotos: Carla Guarilha

O brasileiro Alexandre Lopes, Professor do Ano da Flórida, será recebido amanhã com todas as honras pelo presidente Barack Obama na Casa Branca, em Washington. Ele foi um de quatro finalistas do título de “Professor do Ano dos Estados Unidos”.  Infelizmente, não levou o prêmio. O título foi para Jeff Charbonneau, professor de química, física e engenharia no estado de Washington.

Mas seu caminho até aqui é uma grande vitória, e daqui para frente será ainda mais.

Alexandre agora vai terminar o doutorado e voltar para os seus alunos e ao programa de inclusão na sala de aula que o levou a essa trajetória de sucesso.

Alexandre agora deve voltar aos seus alunos e ao programa de inclusão que criou. Foto de Carla Guarilha

Alexandre agora deve voltar aos seus alunos e ao programa de inclusão que criou. Foto de Carla Guarilha

Durante este ano que vestiu a “coroa” de Embaixador de Educação da Flórida, Alexandre deixou sua marca e o mais importante, conseguiu transmitir uma mensagem não só de inclusão na educação especial, mas de tolerância e aceitação de ideias – e principalmente, do convívio entre diferentes pessoas.

Sua voz ganhou força e ele espera poder transmitir sua visão ainda mais, aqui e no Brasil, através de palestras, de um blog e um livro que está escrevendo sobre sua vida, uma história de inspiração, motivação e superação.  Alexandre está negociando com algumas editoras para publicação em português e inglês.

Alexandre escorrega com seus alunos no "playground" da escola. Foto de Carla Guarilha

Alexandre escorrega com seus alunos no “playground” da escola. Foto de Carla Guarilha

Mas enquanto isso, antes de saber quem levaria o título nacional, Alexandre Lopes deixou aqui, com exclusividade para Direto de Miami, uma reflexão e mensagem direta aos professores, educadores e todos que torceram desde o início pelo sucesso desse brasileiro que trouxe, através de suas conquistas, a esperança para tantos imigrantes que lutam por uma vida digna fora de seu país.

Por Alexandre Lopes — Melhor Professor do Ano da Flórida 
Miami, Flórida

Logo estarei sendo recebido pelo presidente dos Estados Unidos na Casa Branca. Sou um dos quatro finalistas ao título de Professor do Ano dos Estados Unidos. Lutei muito para chegar até aqui. Jamais esperei que o “aqui” tornar-se-ia a Casa Branca. Pensava, simplesmente, que o “aqui” seria um momento de auto-aceitação, um estado de felicidade e uma sensação de trabalho cumprido.

Com um de seus alunos. Foto de Carla Guarilha

Com um de seus alunos. Foto de Carla Guarilha

Cabe a mim implementar um programa onde, ao longo dos anos, meus alunos e eu aprendemos a confiar uns nos outros, a respeitar uns aos outros e a aceitar que tudo é possível. Juntos, aprendemos as matérias acadêmicas, aperfeiçoamos nossa motricidade fina e nossa integração sensorial, praticamos nossas técnica de relaxamento e implementamos o currículo social. Não importa quem somos: Todos seguimos em frente juntos.

Quero ver todos os meus alunos – sejam eles quem forem – atingirem o seu potencial – seja ele qual for – e assim, aos poucos, um a um, fazer com que nossa sociedade não só enxergue como também aceite o potencial máximo individual que todos temos.  Quando penso nas nossas diferenças, nas nossas deficiências, nos nossos preconceitos, pergunto-me até que ponto eles são “nossos”? Até que ponto nossas deficiências não são parcialmente socialmente construídas, e assim, nossas oportunidades, destruídas?  Será que nossas diferenças, sejam elas quais forem, não são geradas por normas sociais restritas e absolutas? Sinto-me, às vezes, inocente como meus alunos.  Porém, inocente ou não,  tento transmitir diariamente a visão de mundo na qual acredito: Se construíssemos nossa percepção social de uma maneira mais flexível e mais compreensiva, seríamos menos preconceituosos, mais cheios de compaixão, mais livres e, consequentemente, mais  felizes.

Alexandre Lopes canta com as crianças. Foto de Carla Guarilha

Alexandre Lopes canta com as crianças. Foto de Carla Guarilha

Acho que ganhei o titulo de Melhor Professor da Flórida não só pelo meu preparo e capacidade profissional como também por essa minha inocência e determinação de transformar o mundo, pessoa por pessoa, criando em cada uma delas um pouquinho mais de tolerância.

E agora, seja qual for o nome pronunciado pelo Presidente Obama hoje, continuarei buscando essa meta e, através dela, a felicidade: a minha, a de meus alunos, a das pessoas ao meu redor e a da sociedade com a qual sonho e na qual acredito.

Sinto-me privilegiado de ter chegado até aqui e conseguido, nessa jornada dos últimos meses, transmitir minha visão de vida e de mundo. Continuarei sempre lutando pelo meu ideal de uma sociedade mais justa, mais compreensível, mais flexível e mais inclusiva.

O desejo de aproximar-me cada vez mais desse ideal é muito maior do que minha ambição por qualquer premiação.  Ele só não é maior do que o carinho e a gratidão que sinto pelas adoráveis crianças de três, quatro e cinco anos de idade que dia após dia reforçam o meu desejo de tornar-me uma pessoa melhor e mostram-me a beleza de uma diversidade cultural, social e humana.

A vida nem sempre é justa. Porém, ela é bela e merece ser bem vivida.  Todos nós merecemos um lugar no sol.  Só nos resta aprender a brilhar juntos.

Para acompanhar os próximos passos do professor Alexandre Lopes, visite sua página no Facebook.

Neste vídeo logo após ter sido selecionado como finalista ao título nacional, Alexandre Lopes reflete sobre sua filosofia e missão de vida e conta o que o levou ao título de “Melhor Professor do Ano da Flórida”.

Veja aqui a primeira reportagem quando Alexandre Lopes ganhou o prêmio de Melhor Professor do Ano do Condado de Miami Dade e assista ao vídeo:

* Texto originalmente publicado pelo portal de notícias iG.com.br na coluna Direto de Miami

Advertisements


Categories: Direto de Miami

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: