Brasileira guarda segredos por trás das telas: uma arte voltada para o bem

Por Chris Delboni | Coluna Direto de Miami (http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami)
Fotos de Carla Guarilha

Carmem Gusmão começou a pintar com 5 anos e, com 13, já fazia sua primeira exposição.

Mas seu sucesso não vem só de seu talento.  Vem mais da essência, de tudo que está por trás das telas, o que corresponde exatamente a cada momento e fase de sua vida.

Cada tom de cor de uma pincelada é resultado de muita leitura, pesquisa, pensamentos, palavras e, claro, sentimentos.  Mas bem lá no fundo é sua razão, às vezes até inconsciente, que acaba determinando o impacto final de suas obras.

“Quando tenho uma tela branca na frente, eu começo a escrever várias coisas que queria falar e por algum motivo não falei, não tive vontade de falar ou não consegui falar”, diz a artista-poeta-escritora.  “Nunca ninguém viu e nunca ninguém vai ver, mas eu sei que está ali.  Em um milhão de anos, se resolverem raspar, vai ter muita coisa escrita”.

Seu processo de criação é constante. Foto de Carla Guarilha

Seu processo de criação é constante. Foto de Carla Guarilha

E em poucos dias, algumas dessas telas estarão sendo exibidas numa mostra paralela à Art Basel, a grande feira de arte anual em Miami.

Carmem é um dos  sete brasileiros que vem expor na Artexpo Miami + Miami SOLO 2012, trazidos pela “B Licenças Poéticas”, de Bia Duarte. Hoje, um coquetel de “bota-fora” reúne, em São Paulo, os artistas que participarão da exposição em Miami nos dias 5 a 9 de dezembro.

Além de Carmem, vem para os três estandes da “B Licenças Poéticas”: Anna Guerra, Daniel Azulay, Martin Gurfen, Eduardo Kobra, Alessandro Jordão e Federico Guerreros.

"The art to see beyond the normal range of sensorial perception" é uma das obras que vai entrar na exposição Artexpo Miami Solo "Basel". Foto: Cortesia Carmem Gusmão

“The art to see beyond the normal range of sensorial perception” é uma das obras que vai entrar na exposição Artexpo Miami Solo “Basel”. Foto: Cortesia Carmem Gusmão

“Miami inspira arte”, diz Carmem, que mora aqui há quatro anos.  “É bacana participar da semana de Art Basel com uma pessoa como a Bia.  O escritório “B Licenças Poéticas” é fantástico.  Acho que é um trabalho muito sério e, de uma certa forma, você está representando o Brasil, mostrando o que a gente tem de bom”.

Ainda no final deste mês, Carmem inaugura também em Miami uma exposição solo, que tem um significado muito especial para a artista plástica.

Em julho, Carmem perdeu seu pai, que sempre foi sua maior influência emocional e intelectual. “Acho que foi o ano mais difícil da minha vida”, diz ela.  “Meu pai foi quem me inspirou, me ensinou e me apoiou.  De repente, ele foi arrancado de minha vida”.

E nesse período de sofrimento, tristeza e luto, Carmem passou refletindo através das tintas e palavras que colocava por trás de uma tela, que batizou de “July 12”, 12 de julho, o dia que seu pai faleceu.

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“July 12”. Cortesia: Carmem Gusmão

“Na hora que terminei, falei, agora estou pronta.  Vamos embora, né? pai.  Você deve estar num lugar bom, bacana”.

Logo depois veio uma boa notícia e nascia o seu neto, Pedro, no dia 30 de outubro. “É o ciclo da vida“’ diz.  “Essa exposição encerra um ciclo”.

Entre as 15 obras que fazem parte da exposição “The art to see beyond the imagination”  (“A Arte de ver além da imaginação”) no dia 27 de novembro na galeria Markowicz Fine Art está o quadro “July 12”.

Mas durante seus 37 anos de criação e inspiração, sua arte nem sempre, ou melhor, quase nunca, refletiu uma mensagem de âmbito tão pessoal.   São causas sociais que mais lhe atraem.

Sua obra vem de uma influência regional muito forte de Minas Gerais, onde nasceu, e da Amazônia, onde cresceu depois dos 12 anos, quando seu pai comprou uma fazenda e a família se mudou para Belém, onde ela passou grande parte de sua vida.

Carmem Gusmão no seu "loft" e estúdio em Miami. Foto de Carla Guarilha

Carmem Gusmão no seu “loft” e estúdio em Miami. Foto de Carla Guarilha

Suas ideias surgem como uma luz e ela as abraça e se dedica inteira e profundamente, como fez há mais de uma década quando conviveu intimamente com os Kayapós para conhecer e divulgar a cultura desses índios da Amazônia.

E assim, sua obra transmite com clareza, de forma sútil, porém firme mensagens que se codificam visualmente, muitas vezes, em forma de símbolos da psicologia, que é sua formação universitária.

“Acho que não teria o trabalho que eu tenho se não tivesse estudado psicologia. A arte tem que ser muito mais do que um trabalho lindo e maravilhoso que vai ficar enfeitando uma casa”, diz ela.  “A arte tem que fazer pensar”.

E com essa meta de educar e transformar, Carmem usa sua arte como instrumento do bem, que nem ela, às vezes, sabe como começou e, muito menos, como conseguiu acabar.

“Tem obra que eu termino e tenho que ajoelhar no chão e falar, ‘Deus, obrigada’.  Nem eu sei como eu fiz aquilo”, conta.  “Eu falo, ‘como é que isso chegou pra mim?’.  Tem dias que tento fazer a mesma coisa e não vem de jeito nenhum.  Pintar é visceral”.

Rodeada de sua arte e seus livros. Foto de Carla Guarilha

Rodeada de sua arte e seus livros. Foto de Carla Guarilha

E é essa essência do ser humano, na sua forma mais pura, que mais lhe fascina.

“Acredito em tudo que se posiciona na minha frente, mas em primeiro lugar, acredito no ser humano e na bondade que você tem que ter dentro de você”, diz ela.  “Não adianta nada você praticar mil religiões.  Sua religião tem que ser a bondade e a verdade”.

Para conhecer mais o trabalho de Carmem Gusmão, visite seu website.

No vídeo, ela resume o segredo de seu sucesso em uma palavra: verdade.  Confira.

* Texto originalmente publicado pelo portal de notícias iG.com.br na coluna Direto de Miami

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