Código da Felicidade: 9. Trabalhe para viver. Não viva para trabalhar.

Por Chris Delboni

7º passo: Livre-se de seu vício. Trabalhe para viver. Não viva para trabalhar.

O trabalho: um meio para um fim, um fim em si mesmo ou apenas a grande anestesia da vida?

Nos dias de hoje, o trabalho quase sempre define quem somos. Em uma festa, ao ser apresentado numa roda de pessoas que não conhecia, ninguém vai perguntar como você está ou se teve um bom dia. Vão perguntar: “O que você faz, ou melhor, em que trabalha?”

Você consegue se imaginar respondendo “nada”? Tente e veja como é libertador.

Muitas vezes, nós nos escondemos, mergulhados em nossos trabalhos, de forma que não precisemos lidar com outros aspectos de nossas vidas em que as coisas não vão bem. O trabalho pode acabar sendo a melhor anestesia, que nos ajuda a evitar a vida. E o “melhor” é que, para muitos, ser um viciado em trabalho, um “workaholic”, é aceitável socialmente, e até mesmo desejável e admirável.

Porém, analise se você não está apenas desperdiçando a vida ou tentando provar para si mesmo ou sua família algo que jamais será capaz de provar. O trabalho é um meio para crescer, de forma equilibrada, de forma pessoal e financeira, trazendo conforto, respeito, prestigio, que são frutos colhidos de uma vida. Mas o trabalho não pode, nem deve, ser um fim em si mesmo. Ou seja, tem de haver um significado maior. Não se prenda a um trabalho pelas razões erradas, sejam elas dinheiro, status ou simplesmente para fugir da solidão.

O escritor William Faulkner tem uma frase que diz: “É uma pena que a única coisa que seja permitida ao homem fazer por oito horas seguidas em um dia seja ‘trabalhar’. Ele não poderia comer por oito horas; beber por oito horas; fazer amor por oito horas. Mas a única coisa que ele pode fazer por oito horas é trabalhar.”

Certamente há algo errado com esse conceito.

É hora de mudar isso!

Advertisements


Categories: A Felicidade, O Código

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: