Código da Felicidade: 5. Nascemos felizes?

Por Chris Delboni

3º passo: Escolha ser feliz

A ciência e a psicologia hoje acreditam que a felicidade, enquanto estado emocional, é 50% determinada pela genética. Cada indivíduo nasce com uma certa predisposição à felicidade, definida como um “set point”. É claro que as circunstâncias nos farão mais ou menos felizes em determinadas épocas, mas dificilmente somos capazes de irmos além desse “set point” com o qual nascemos, segundo essa teoria.

Nascemos, então, destinados a sermos felizes ou infelizes durante toda nossa existência? Em termos psicológicos, sim! Se acreditarmos que a felicidade é uma qualidade herdada geneticamente, não temos chances de mudar nossa predisposição. Mas será que não deveríamos nem tentar persegui-la?

Para mim, esse é o mesmo debate de sempre na psicologia: natureza versus meio-ambiente. Nós podemos ter, individualmente, uma predisposição ou um “set point” da felicidade, mas o que fazemos com as nossas vidas e a forma como escolhemos vivê-las —com felicidade ou infelicidade— é o que realmente importa no final. Ser feliz está ligado ao processo de amadurecimento. A ciência não tem como induzir ou produzir a felicidade.

Afirmar que a felicidade é 50% genética equivale a concordar que ela é 50% natureza e 50% meio-ambiente. O que tem de novo nisso? Nós nascemos com uma predisposição genética a tudo e vamos mudando de acordo com o meio em que estamos inseridos — para o bem e para o mal. É o estímulo que realmente nos impulsiona e nos determina a correr atrás da felicidade.

Nós nascemos felizes? Cinquenta por cento já nos dá boas chances.

Advertisements


Categories: A Felicidade, O Código

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: