Código da Felicidade: 3. Cachorros abanam o rabo. Como você demonstra que está feliz?

Por Chris Delboni

Primeiro passo: Defina o que é felicidade para você.

Como sabemos se somos felizes? E como demonstramos nossa felicidade?

Para os cães é fácil. Eles abanam o rabo. Mas nós, humanos, não temos uma cauda que podemos abanar para demonstrar nossa felicidade. É por meio de nosso olhar que sorrimos e sofremos. E podemos sorrir enquanto sofremos e sofrermos quando tentamos nos mostrar felizes.

Para nós, a felicidade é algo muito difícil de definir. Há quem a considere uma virtude ou uma glória. Nem mesmo dicionários a definem precisamente. Felicidade é: “o estado de ser feliz, ou contentamento”; e feliz é: “gerar alegria ou felicidade”. Isso não diz muito, né?

Para mim, a felicidade é um sentimento puro e muito simples, como um cão abanando o rabo. Trata-se de se sentir em paz consigo mesmo. Um marido ou uma esposa não vai trazer felicidade, nem uma promoção no trabalho. Pode até trazer segurança e momentos de alegria. Mas para por ai. E é por isso que muitas pessoas sentem-se infelizes a maior parte do tempo, mesmo tendo o que parecia ser “tudo”.  A meu ver, o caminho certo é o inverso.

Primeiro, você tem de ser feliz, buscar a felicidade acima de tudo, e isso significa olhar para o espelho e sorrir sem motivo, pelo simples fato de enxergar seu reflexo nele e gostar do que vê. Ai sim, você vai atrair um relacionamento amoroso verdadeiro. O mesmo acontece com o trabalho. Quando você está bem consigo mesmo, satisfeito com quem é, você se permite trabalhar fazendo o que gosta.

Já percebeu que quando está “feliz”, boas coisas acontecem? E que quando acorda de mau-humor, o dia todo vira um grande pesadelo? Nossa energia absorve coisas boas e ruins o tempo todo. Faça um teste: prometa que nada fará com que você perca o controle de suas emoções. Se gritarem com você, sorria ao invés de rebater a ofensa. Se no trânsito buzinarem, não xingue de volta. Tenha pena dessas pobres pessoas que certamente estão tendo um dia ruim e se chateando por coisas sem importância.

Quanto mais dias você passar prestando menos atenção à infelicidade e mesquinhez dos outros, mais feliz vai estar.

Mudar hábitos leva tempo. Mas quanto mais você aprende e experimenta essa sensação de satisfação consigo, mais vai perceber a grande perda de tempo e energia que é não viver feliz.

Vamos começar a jornada rumo a uma vida mais plena. Use o sorriso de maneira natural e verdadeira como o cão abanando seu rabo.

 

Advertisements


Categories: A Felicidade, O Código, Uncategorized

Tags: , , ,

2 replies

  1. Amei o texto!! Concordo plenamente…

    Like

  2. Adoro e me vi aqui nesse texto!!!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: